segunda-feira, 30 de julho de 2012

Apresentando o Eclipse IDE


Eclipse IDE
Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum.”
Franções Chateaubriand

O Eclipse

O Eclipse (www.eclipse.org ) é um IDE (integrated development environment). Diferente de uma RAD, onde o objetivo é desenvolver o mais rápido possível através de arrastar e soltar do mouse, onde montanhas de códigos são gerados em background, um IDE te auxilia no desenvolvimento, evitando se intrometer e fazer muita mágica.

O Eclipse é um IDE líder de mercado. Formada por um consórcio liderado pela IBM, possui seu código livre. A última versão em desenvolvimento é a 3.2. Precisamos do Eclipse 3.1 ou posterior, pois a partir dessa versão é que a plataforma dá suporte ao Java 5.0. Você precisa ter apenas a Java RE instalada.

Vermos aqui os principais recursos do Eclipse, Você irá perceber que ele evita ao máximo te atrapalhar, e apenas gera trechos de códigos óbvios, sempre ao seu comando. Existem também centenas de plugins gratuitos para gerar diagramas UML, suporte a servidores de aplicação, visualizadores de banco de dados  e muitos outros.

Baixe o Eclipse do site oficial www.eclipse.org. Apesar de ser escrito em Java, a biblioteca gráfica usada no Eclipse, chamada SWT, usa componentes nativos do sistema operacional. Por isso, você deve baixar a versão correspondente ao seu sistema operacional.

Descompacte o arquivo e pronto; basta rodar o executável.

Outras IDEs 

Uma outra IDE open source famosa é o Netbeans, da Sun. (www.netbeans.org ), além dessas, Oracle, Borloand e a própria  IBM possuem IDEs comerciais.

Apresentando o Eclipse

Abra o terminal e digite eclipse. A primeira pergunta que ele te faz é que workspaca você vai usar. Workspace define o diretório em que as suas configurações pessoais e seus projetos serão gravados.

Logo em seguida uma tela de Welcone será aberta, onde você tem diversos links para tutoriais e ajuda. Clique em Workbench. A tela de Welcome do Eclipse 3.2 é um pouco diferente da do 3.1.

Views e Perspective 

Feche a tela de Welcone. Mude para a perspectiva Resource clicando no ícone ao lado da perspectiva Java selecionando Other e depois Resource. Neste momento, trabalharemos com esta perspectiva antes da de Java, pois ela possui um conjunto de Views mais simples.

A View Navigator mostra a estrutura de diretório assim como está no sistema de arquivos. A View Outline mostra um resumo das classes, interfaces e enumerações declaradas no arquivo Java atualmente editado (serve também para outros tipos de arquivos).

Por hoje é só, logo estarei postando a continuação deste post com as imagens. Infelizmente o tempo não me permite ficar mais, obrigado pela visita, espero que sempre fiquem acompanhando o blog, estou postando conteúdos novos todos os dias, só um pouco de paciência por que ainda estamos no inicio abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário