domingo, 29 de julho de 2012

História do Java



Introdução o que é Java

     Muitos associam Java com uma maneira de deixar suas páginas da web mais bonitas, com efeitos especiais, ou para fazer pequenos formulários na web.

O que associa as empresas ao Java?

     Já iremos neste ponto, mas antes vãos ver o motivo pelo qual as empresas fogem das outras linguagem:

Quais são os seus maiores problemas quando está programando?

programando?
Ponteiros?
Liberar memória?
Organização?
Falta de bibliotecas boas?
Ter de reescrever parte do código ao mudar de sistema operacional?
Custo de usar a tecnologia?

     Java tenta amenizar esses problemas. Alguns desses objetivos foram atingidos muito tempo atrás, porque, antes do Java 1.0 sair, a ideia é que a linguagem fosse usada em pequenos dispositivos, como TVs, aspiradores, liquidificadores e outros. Apesar disso a linguagem teve seu lançamento mirando o uso dela nos clientes web (browser) para rodar pequenas aplicações (applets). Hoje em dia esse não é mais o foco da linguagem.

     O Java é desenvolvido e mantido pela Sun (http://www.sun.com) e seu site principal é o http://java.sun.com . (Java.com e um site mais institucional, voltado ao consumidor de produtos e usuários leigos, não desenvolvedores).

A história do Java

     A Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas em 1992. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado o pai do Java. O time  voltou com a ideia de criar um interpretador (já era uma máquina virtual, veremos o que é isso mais a frente) para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos, como vídeo cassete, televisão e aparelhos de TV a cabo.

     A ideia não deu certo, tentaram fechar diversos contratos com grandes fabricantes de eletrônicos como a Panasonic, mas na o houve êxito devido ao conflito de interesses. Hoje sabemos que o Java domina o mercado de aplicações para celulares, porém parece que em 1994 ainda era muito cedo.

     Com o advento da web, a Sun percebeu que poderia utilizar a ideia criada em 1992 para poder rodar pequenas aplicações dentro do browser. A semelhança era que na internet havia uma grande quantidade de sistemas operacionais e browser, e com isso seria grande vantagem pode programar numa única linguagem, independente da plataforma, foi aí que o Java 1.0 foi lançado: focado em deixar o browser não apenas um cliente burro, fazendo com que ele possa também realizar operações, não apenas renderizar HTML.

     Sabemos que hoje os applets realmente não são o foco da Sun. É engraçado que a tecnologia Java nasceu com um objetivo em mente, foi lançado com outro, mas no final decolou mesmo no desenvolvimento de aplicações do lado do servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário