sábado, 28 de julho de 2012

Introdução ao Cobol

 Área de numeração sequencial

    Normalmente consiste em seis dígitos em ordem crescente que normalmente são utilizados para marcas de identificação da fonte.

Área de indicação

    Um hífen (-) nesta posição indica que existe uma continuação de uma cadeia de caracteres que foi iniciada na linha anterior, opcionalmente podemos colocar o texto inteiro na linha de baixo para não termos que quebra-lo.

Comentário em Cobol

    Para fazer um comentário em Cobol basta usar um asterisco (*), isto indica que toda a linha deve ser tratado como um comentário. Uma barra (/) além de trata toda a linha como um comentário fará com que ao gerar um arquivo (. LST) arquivo de listagem será adicionado um saldo de página para impressão.

    Um dólar ($) indicará ao compilador que a linha terá diretivas de compilação. Estas diretivas são utilizadas para modificar o comportamento e compatibilidade dos programas no ambiente Merant Micro Focus.

Área A e B

    Originalmente na linguagem Cobol havia a separação da área A e B, ou seja, o que poderia ser escrito na área A e o que poderia ser escrito na área B, com o ANS85 isto não existe mais.

Identification Division

    Divisão de identificação do programa. Esta divisão possui a seguinte estrutura:

Identification Division.
Programa - ID.                 Nome do programa.
Author.                            Autor do programa.
Installation.                      Instalação do programa.
Date-Written.                   Data da criação.
Date-Compiled.                Data da compilação.
    Lembrando que todos os comandos acima não possuem nem um efeito na aplicação, são apenas parâmetros opcionais para documentação, mas deve ser escritos corretamente para que não cause erro de compilação.

Data Division

    Divisão exclusivamente voltada para a definição de estruturas de registro as variáveis e constantes do programa, uma área de alocação de memória.

    Esta divisão possui uma seção voltada para a declaração das variáveis e constantes do programa a Working-Storage Section. Lembrando de que os nomes utilizados no programa e de no máximo trinta caracteres, caso ultrapasse estes trintas caracteres simplesmente terá seu excedente ignorado pelo compilador.

Procedure Division

    Esta divisão controla a execução do programa, é onde colocamos os comandos e a serem executados em uma ordem lógica. Esta execução e controlado por parágrafos, eles funcionam como identificações de blocos de comandos.

Condições Símbolo Cláusula do Cobol

Condição                            Símbolo                               Cláusula
  Igual                                    =                                        Equal
  Menor que                           <                                        Less Than
  Menor e igual que                 <=                                      Less Than Or Equal To
  Maior que                            >                                        Greater Than
  Maior igual que                    >=                                      Greater Than Or Equal To
  Diferente                             <>                                      Not Equal ou Unequal To
    
     Pessoal por hoje é só, mas depois estarei postando mais sobre Cobol, como todos sabem o blog é novo esta começando agora, mas sempre que puder estarei postando e postando, se tiverem um pouco de paciência logo, logo vamos ter bastante conteúdo, obrigado pela visita e volte sempre, boa noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário